dafabet

Capa do Álbum: dafabet
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
dafabet
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Tebet diz esperar redução de juros pelo BC imediatamente após aprovação do arcabouço

Placeholder - loading - Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira que espera que o Banco Central reduza a taxa básica Selic, atualmente em 13,75% ao ano, imediatamente após a aprovação do novo arcabouço fiscal no Congresso.

Durante evento promovido na internet, Tebet fez uma defesa da reforma tributária e afirmou que a intenção do governo é zerar o déficit orçamentário, atualmente próximo de 230 bilhões de reais.

Para isso, segundo ela, o governo mandou a proposta do novo arcabouço ao Congresso.

'Imediatamente com a aprovação do arcabouço fiscal, esperamos a redução dos juros', afirmou, criticando na sequência o atual nível da Selic.

'Se justificam os 13,75%? Esta dose não está elevada?', questionou Tebet em outro momento, para depois elencar fatores internos e externos para que a inflação esteja elevada.

Os comentários de Tebet estão em sintonia com declarações recentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tem afirmado que o governo tem feito sua parte, na área fiscal, para que seja possível ao BC reduzir a Selic.

Em eventos recentes, no entanto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, apesar de elogiar os esforços de Haddad na formulação do arcabouço, tem alertado para a persistência da inflação.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Ao tratar da reforma tributária que está sendo planejada pelo governo, Tebet afirmou que ela terá dois preceitos: diminuir impostos na área de consumo e tributar mercadorias na ponta de consumo, e não na origem.

'Hoje tributamos muito na origem. Depois este produto vai chegando elaborado em São Paulo, no Rio, que são grandes consumidores. O que acontece quando você tributa na origem? Você começa a tornar complexa esta cadeia de tributação. A carga tributária vai ficando muito alta', defendeu.

Tebet também afirmou que, proporcionalmente, na comparação com outros países, o Brasil tributa pouco a renda.

'Objetivo da reforma é tributar menos o consumo e, depois, tributar mais a renda.'

Tebet participou do debate “Plano Plurianual (PPA) Participativo e a Rorização do Planejamento”, promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

(Por Fabrício de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tebet diz esperar reducao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

dafabet Mapa do site