dafabet

Capa do Álbum: dafabet
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
dafabet
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Autoridades do BCE alertam sobre inflação persistente

Placeholder - loading - Prédio do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha 15/12/2022 REUTERS/Wolfgang Rattay
Prédio do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha 15/12/2022 REUTERS/Wolfgang Rattay

Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro está teimosamente alta, com riscos para cima, de modo que o próximo passo do Banco Central Europeu ainda pode ser um aumento de juros, disseram autoridades de política monetária nesta quinta-feira.

O BCE aumentou suas taxas de depósito em cada uma de suas últimas 10 reuniões, atingindo um recorde de 4%, mas sinalizou uma pausa para outubro, levando os mercados a deixar de precificar a chance de qualquer outro aumento, com base na premissa de que o crescimento fraco dissuadiria as autoridades de política monetária de promover mais aperto.

'Será que atingimos o platô (nas taxas de juros)? Isso ainda não está claro', disse o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, em uma conferência bancária.

'A taxa de inflação na zona do euro também não está se movendo em direção a 2% no ritmo desejado... (e) o núcleo da inflação permanece teimosamente alto e espera-se que caia apenas gradualmente.'

Martins Kazaks, chefe do banco central da Letônia, por sua vez, argumentou que o recente aumento nos preços da energia cria um risco de alta para a inflação.

'Na minha opinião, o recente aumento do preço do petróleo não é temporário ou transitório, mas sim uma questão estrutural', disse Kazaks. 'Em minha opinião, isso cria riscos de alta para a inflação.'

Kazaks disse que estava 'bastante satisfeito' com o nível atual das taxas de juros, mas que não estava pronto para descartar outro aumento e que um corte nas taxas no primeiro semestre de 2024, conforme esperado por alguns participantes do mercado, seria prematuro.

'Acho que esperar cortes nas taxas em meados do próximo ano é um pouco cedo demais', disse Kazaks ao Reuters Global Markets Forum.

As taxas devem ser cortadas somente quando as projeções de inflação começarem a ficar consistentemente abaixo da meta de 2% do BCE, argumentou Kazaks.

(Por Divya Chowdhury, Francesco Canepa e Balazs Koranyi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. autoridades do bce alertam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

dafabet Mapa do site